quarta-feira, 27 de maio de 2009

É DE MADEIRA MACIÇA!!!

Quantas vezes fomos em algum cliente, amigo, vizinho e nos deparamos com a afirmação:
"meus móveis são de madeira maciça!! Olha o peso! Desses aqui não se fazem mais não..."

E não se fazem messsssmo.. a muuuuiiiito tempo, (rsrsrs) os tempos de colônia, do entalhe e da machadinha já se foram. Não se engane.

Com a necessidade de móveis produzidos em maior escala e com a escassez (alto custo x proibição) dos materiais naturais, viu-se a necessidade da industrialização do processo, ou pelo menos a necessidade de utilizar materiais industrializados para viabilizar o processo todo. Os materiais que vierem de encontro foram as chapas de MDF, MDP, OSB e os acabamentos necessários para dar aquela "cara" de madeira.

Ai vc me pergunta...Então meu marceneiro não usa mais madeira maciça?
Isso... ele não usa. A madeira maciça quando usada é usada só para detalhes, pois hoje é um material caro e em alguns casos com a venda proibida. Salvo em alguns casos como móveis rústicos, etc, dai é usado madeiras não ditas " de lei" como cedro, eucalipto, etc.

Mas não pense que saimos perdendo... pode ter certeza que sua casa agradece e o meio ambiente também.
MDF:
Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF. É fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.
Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade, é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos,molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado: proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira

MDP:

MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade.É especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas ogânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

A Diferença entre o MDP e o MDF

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo (aglomerado), já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade. Na prática, o Mdf por ser mais caro acaba caracterizando móveis com maior qualidade.


OSB:

O OSB (da expressão inglesa Oriented Strand Board) é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas segundo uma determinada direcção. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário